Receita de Molho Fácil pra tudo, para o fim-de-semana

https://www.facebook.com/deweller.art/posts/10201497036099586


No Multiply tinha uma seção que eu adorava, as RECIPES.

Era ótimo para trocar figurinhas, nos dias de temporal ou preguiça mental.

Então, lá vai, bateu inspiração:


***"Macete culinário para seres preguiçosos (homens e mulheres)."


***Direção: para ser feita pela diarista ou empregada durante a semana, e comida por você, no findi.


***Ingrediente básico: uma lata de Pomodoro Pelati. Assim mesmo, por que é italiano, não reclame que é o preço do nacional. E, muito mais barato do que o in natura, em SP.


"Tem que ser italiano?" - pergunta logo a Clotilde.

Tem que ser italiano: não é só a origem, é o tipo do tomate, mais doce do que aqueles que usamos, aqui no Brasil. Quando é molho de tomate comum, se não colocamos uma pitada de açúcar, junto com o sal, ele fica azedo e ruim. Pois é: este não precisa.


Então, o molho de tomate é este. 





Mas, você vai incrementá-lo, para usar no fim-de-semana. Aproveitando que hoje é dia de compras, está inspirada(o) e tem diarista.

Pegue o Pomodori, abra a lata e deixe ela ali. Só entra no final. Parta um pouco o da lata, vem com pedaços muito grandes. Reserve.


Continuando: pega-se a mão de obra alheia, esforçada e bem paga, e ordena-se que pique e refogue, numa frigideira, duas cebolas roxas...


... "Tem que ser roxa?" - eu nem preciso dizer quem perguntou, né?

Tem que: cebola roxa tem cheiro mais fraco, o sabor é mais doce e suave, e a proposta do molho não é matar vampiros; então, moderação ahê!


...continuando: 2 cebolas roxas, 1 dente de alho moído, cebolinha (separe a salsa picadinha), sal, orégano, ervas finas em pó e, se gostar, pimenta vermelha fresca em lascas finas (uma só)...

Pode acrescentar aqueles tomates in natura meio passados, que ficaram rolando na geladeira, maduros demais e que já iam pro lixo: fica ótimo, corte em cubos e acrescente.

Não esquece do SAL!.


Tudo isto vai para uma leve fritura, numa frigideira com azeite du bão. Fogo baixo, até amolecer um pouco a cebola, não espere dourar. Não deixe desmanchar, só dê uma esquentada e mexa.

Depois, apague, acrescente a salsa picadinha e, se tiver comprado, folhas de manjericão fresco, misture e abafe. Deixe ali, sobre o fogão, esfriando, tampado.


Então, sabe aquele vidro vazio de pickles que você jogou fora, ontem? Este mesmo: lave. 


"Pode ser outro vidro?"- rsrsrs...

Pode, mas o de pickles a gente joga fora, depois de usar o molho. Não quero nem lavar recipiente, no findi.


Enfim: esfriou o molho da frigideira? coloque no vidro. Junto com molho de Pomodoro Pelati. É aqui que ele entra.

Misture bem os dois molhos, o da lata e o da frigideira.

E, detalhe IMPORTANTE: cubra a superfície desta gororoba toda, com azeite. 

"Du bão?"

Isto mesmo. Pra não oxidar a camada de cima. Macete da minha mãe. Esse molho pode ficar dias, na geladeira, se não entrar em contato com o ar. O azeite cria uma camada protetora.

Por isso, o bom é o vidro do pickles: a superfície é pequena, pra cobrir.


Agora, é só guardar isto e fazer bonito, sem esforço algum, na hora do sufoco, no sábado ou domingo, incrementando a pizza de frigideira, o hotdog, a macarronada, etc e tal.


Gostaram? Eu hoje comi macarrão integral com isto aí.


Pode-se variar este molho básico ao infinito, adicionando azeitonas, palmito, presunto, queijo ralado, o que for, na hora de preparar o prato.


Postagens mais visitadas deste blog

Clotilde Pokemon / Pokemoji Stickers app