"DANGER Alligator!" ou das ( i ) responsabilidades de cada um

https://www.facebook.com/deweller.art/posts/10206087798785784




Se você é brasileiro, como eu, e vai passar uns dias num Hotel, em um local de mata quase fechada como o Parque Nacional de Itatiaia, ou até mesmo Mauá, ou Muri, é de se supor que saiba que deve olhar seu tênis e sacudi-lo, antes de vesti-lo, pela manhã. 
Pois a probabilidade de encontrar uma aranha dentro é enorme.
Eu sou carioca, urbana e sempre soube disso.
No entanto, se o seu hotel, SPA ou pousada estiver INFESTADO de aranhas caranguejeiras, a ponto de você já ter acionado o Ibama, é sensato alertar o hóspede.
Idem se ele sair para caminhar de bermudas e sandálias numa trilha cheia de cobras e carrapatos. Tem gente desavisada, que acredita que só tem mosquitos Aedes Aegipty, nos trópicos.
Eu já vi cobra coral até no Parque Nacional em Terê; é linda, por sinal.

Se você mora no Rio e conhece bem as regiões que se pode frequentar ou não, e os horários em que são seguras, você avisa o amigo que vem de fora, de outro estado mais pacífico da federação, para tomar cuidado. Se ele não acreditar, rir e chamar você de perua, aí então você deixa ele se arriscar.
Não é mais de sua responsabilidade.
Idem se o turista vier atrás de emoções fortes, pois seu país de origem é um tédio. Ou drogas. Se ele procurar por isto, numa comunidade carioca, certamente vai ter sua quota de adrenalina.

Tem assaltantes no Rio assim como tem ISIS na Síria, todo mundo sabe, portanto cuidado para não sequestrarem você quando visitar países e cidades onde isto acontece, mesmo que as praias sejam deslumbrantes.
Não frequente sozinha locais paradisíacos no Brasil, se você for mulher: o risco de estupro é enorme.

Eu sei que tem escorpiões no Aterro, desde sempre e que isto é um perigo em época de Blocos, ou depois de temporal. Já me deparei com vários, no Largo do Machado. Mas, não há uma infestação por aqui, é só da natureza "aterro" do terreno: eles só saem da toca, quando acontece um desequilíbrio ecológico. Como no Carnaval.
Todo ano eu coloco post sobre isto, online e no Twitter.

Em algumas praias da Austrália tem, volta e meia, tubarão. Então, eles põem uma plaquinha: "Shark Danger". Fazem isso, que eu saiba, no Nordeste também.

Como é que não tinha plaquinha "Perigo Jacaré" num resort e spa da Disney? Tadinho do garotinho, que tragédia.

Ah, claro, morrem muito mais crianças aqui por causa de balas perdidas. Todos os dias.
Mas, justamente, eu aproveitei para meditar sobre as nossas responsabilidades. Ou falta de.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Clotilde Pokemon / Pokemoji Stickers app